Início Dúvidas, dicas e novidades Como Estudar Inglês para Concurso

Como Estudar Inglês para Concurso

1563

Como estudar inglês para concurso?

Muitos concursos são lançados por ano e a maioria das provas cobra matemática, português, administração, porém alguns concursos cobram disciplinas como o inglês, e por vários concurseiros não darem a devida atenção a matéria, acabam por perder uma vaga que poderia estar garantida.

10 dicas que lhe ajudarão a conquistar a sua tão sonhada vaga no concurso público que você almeja.

1- Cada prova exige uma habilidade específica em relação ao inglês, as principais habilidades exigidas serão a de ler e entender, ou seja, interpretar o texto, e assim poder marcar sem medo a resposta correta.

Existem técnicas de leitura, como Skimming e Scanning.

Skimming – é uma rápida leitura do texto que consistem uma noção geral do assunto. Método onde o leitor passa os olhos sobre o texto com a finalidade de entender o pensamento principal do autor e ter uma noção total do assunto.

Scanning – é a ação de voltar os olhos para o texto scanneando-o rapidamente, mas você deve saber o que está procurando, seja um nome, uma data, um fato ocorrido. Em geral uma seqüência de palavras semelhante com a questão enunciada. Quando achar o que está procurando leia toda a sentença e a sublinhe.

Elas te ajudarão a ler o texto de forma mais rápida, para que não perca muito tempo lendo uma questão.

 

2- Conheça a banca examinadora, cada uma tem seu próprio estilo.

Muitas vezes as bancas apresentam uma forma diferente de avaliação, algumas são múltipla escolha, outras dissertativas e até certo e errado. Analise sempre as bancas do concurso que você está interessado.

Se tiver dúvidas consulte o edital, ele pode ser longo, mas terá as especificações de tudo que cairá na prova, conheça as exigências do mesmo;

Não estude o que não vai cair na prova, se cai interpretação não precisa estudar pronúncia. Não vá perder tempo estudando o que não é necessário se dedicar, afunile os seus estudos, defina o que realmente será preciso estudar ou não.

 

3- Pratique a sua escrita, caso a prova exigir redação ou pequenos textos.

Tenha sempre um bloco de notas do lado para escrever, você não quer errar algo por simplesmente não saber escrever o que já tem conhecimento sobre, seria muito frustrante. O estudo da interpretação de texto será imprescindível para a escrita. Alem de ajudar a aumentar seu vocabulário que é algo muito importante também. Tente escrever um texto com temas de algo que lhe interesse seja carros, computadores, moda, animais, ou qualquer que seja o seu interesse. Lembrando que a escrita te ajudará muito na habilidade de leitura e interpretação de texto em inglês.

 

4- A prática da interpretação de texto te levará até outro assunto que parece um pouco complicado, e este é a gramática.

Apesar do que dizem a gramática da língua inglesa não é tão complicada assim, existem diversas similaridades entre o que aprendemos com a nossa língua mãe e o inglês. Existem artigos, pronomes pessoais, tempos verbais entre outros assuntos. O interessante é que se você parar para pensar, vai notar que o inglês é muito mais fácil que o português.

 

5- Estude o inglês especifico sobre o assunto do concurso.

Se você fará um concurso de direito, não estude inglês para computação, estude sobre leis e processos judiciários. Pegue vários textos em inglês voltados para o concurso que você está fazendo. Isso fará você aprender a linguagem técnica especifica do concurso. Estude o inglês especifico da prova assim você irá garantir sua aprovação na mesma.

 

6- Tenha atenção com possíveis pegadinhas, ou falsos cognatos.

Nem sempre o que parece é. Por isso foque nesse assunto para não errar por besteira.

Exemplos de falsos cognatos:

  • Abstract – resumo
  • Actual – real, verdadeiro
  • Actually – na verdade, o fato é que…
  • Mayor – Prefeito
  • Ultimately – Finalmente
  • Realize – Dar-se conta

 

7- Assim como existem os falsos cognatos, existem também os verdadeiros.

Estes são palavras que você conseguirá identificar no texto, pois parecem com a sua tradução no português.

  • Implications – Implicações.
  • Continues – Continua
  • Seriously – Seriamente
  • Theories – Teorias
  • Frequent – Frequente

 

8- Procure as provas anteriores do concurso que você está interessado.

Por mais que não sejam as mesmas provas, as bancas costumam fazer conteúdos parecidos de uma prova para a outra. Por isso é muito importante resolver questões de concurso, resolva muitas questões e refaça até você entender e acertar todas.

 

9- Leia primeiro as questões.

Pois ao fazer isso ficara mais fácil de encontrar o que se pede. E quando começar a ler o texto, procure por palavras que foram referidas na pergunta.

 

10 – Fique atento nas palavras.

Because: porque, but: mas, if/whether: se, Best: o melhor, worst: o pior, the most: o mais, nomes de cidades, estados, países, lugares, pessoas, datas no enunciado. Boa parte das questões você conseguira identificar se a questão esta correta ou incorreta através dessas palavras.

Olá, eu sou Jackson Roger, professor e administrador de empresas, criador de vários projetos de sucesso online que contribui para o aprendizado da língua inglesa. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar milhões de pessoas que não conseguem falar Inglês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here