Como aprender Inglês Sozinho?

Kit completo

BAIXE AS AULAS!

Faça o download de todas as aulas do site AIG em PDFs e Áudio para estudar como quiser e sem internet. Conheça o Kit Completo de Inglês, Clique aqui.

Olá, eu sou o Teacher Jackson Roger e nesta página você vai entender de uma vez por todas como aprender inglês sozinho do zero até a fluência. Então, Leia com atenção.

Como aprender Inglês Sozinho? você já fez esta pergunta? Aprender Inglês nos dias atuais sem dúvida é um dos objetivos de muita gente… No Brasil, temos várias escolas de idioma que dão esta ajuda, porém devemos confessar, existem várias escolas que não dão a mínima para o aprendizado do aluno, simplesmente ensinam a mesma metodologia tradicional que até parece que foi algo implantado por lei, é terrível! E quase todos que entram nessas escolas, infelizmente só sabem escrever, ler, mas quando o assunto é conversação!?  Aí fica difícil…

A média dos cursos de inglês, por exemplo, na maioria das escolas de idioma no Brasil, dura de três a cinco anos, e infelizmente durante a maior parte deste período é aplicado a “GRAMÁTICA”. É legal conhecer gramática, aprender a semântica da língua, porém, como experiência própria, não é legal, embasar na gramática para aprender o idioma. Pensa o seguinte, ninguém no mundo primeiramente aprendeu gramática, para falar um idioma, não é?

Mas assim como as crianças, sugiro você que aprenda primeiramente a falar antes de estudar gramática, mas como falar inglês sem saber as regras gramaticais? Aqui está a charada, você não precisa aprender regras gramaticais para falar alguma coisa… Basta estudar frases! Ohhh… Sério? Sim… kkkk…

Como me tornei fluente em inglês?

Eu estudei inglês sozinho durante 1 ano e meio antes de me tornar fluente. Tenho um inglês considerado por muitos como “fluente expert”, mas não me considero tanto assim, apesar de ter um bom conhecimento sobre o idioma eu costumo dizer que “Só sei que nada sei”. Mas voltando ao assunto, naquela época eu era totalmente leigo quando o assunto era Inglês… Sério, nem sabia o que era “Verbo TO BE”.

Mas quando entrei para faculdade de administração em 2010 eu coloquei em minha mente que queria ser fluente em inglês, e por falta de dinheiro, decidi aprender sozinho. Mas não sabia como, o “como” seria o meu vilão! Mesmo assim, decidi aprender inglês através de palavras individuais.

Quantas frases por dia eu estudava?

Em média, eu aprendia 100 palavras por semana, porém infelizmente, eu esquecia aproximadamente 80% do que estudava no dia seguinte… Sério! Era difícil guardar essas palavras na mente, porque eu não as exercitava com frequência. Foram 6 meses nesta brincadeira, e eu falava inglês completamente errado!

Certa vez, na faculdade, tentei conversar em inglês com um professor de psicologia (angolano) do meu curso e passei por apuros… Tentei puxar uma conversa em inglês com ele e não entendi “bulhufas” do que ele falou comigo… Naquela noite eu me senti muito constrangido… Eu acho que o culpado disso era que eu passava o maior tendo na internet procurando como aprender inglês sozinho, do que estudar de fato… Minha preocupação era aprender inglês rápido… Mas… com o passar do tempo, observei que não era bem assim que funcionava para ser fluente em inglês. Não adianta buscar por formulas mágicas.

A mudança…

Após 6 meses dos meus estudos fracassados em gramática e listas de palavras não deram certos, eu encontrei um artigo na internet que dizia assim: “Para se tornar fluente em inglês, o primeiro passo é estudar frases” a partir daí, comecei estudar frases prontas em inglês, com isso meu inglês subiu de 10% para 60%. Foi uma ideia genial! Eu aprendia inglês sozinho o tempo todo, ouvindo e tentando dominando as principais frases do idioma, isso foi bom porque eu já podia conversar com um nativo de forma intermediária e consequentemente entender cerca 50% de uma conversação.

As frases prontas me ajudaram muito, porém a maneira que eu estudava trouxe a tona defeito que construí com isso, que foi: “Só ouvir as frases e não praticar a pronuncia não adianta porcaria nenhuma!

Isso me deixou fluente em inglês…

Quando uma pessoa conversava comigo em inglês, eu entendia perfeitamente algumas palavras, mas eu tinha dificuldade em falar e formular frases. Parecia que eu precisava de algo a mais, um empurrão para saber falar rapidamente, como um nativo (Porque era o que eu queria).

Mas então, foi aí que eu tive a brilhante ideia de ir mais afundo sobre o campo de aprendizado do idioma. Busquei em pesquisas, através da neurociência que a nossa mente consegue associar as informações na memória com muita facilidade através das imagens.

A partir daí eu comecei a envolver os vocábulos e palavras que aprendia com a minha realidade e rotina. Foi quando, eu comecei a retratar em inglês pequenas histórias (textos) sobre minha vida, como se fosse um diário. Histórias como, qual foi o meu melhor presente de aniversário quando criança? Qual é o meu plano para o futuro? O que quero fazer quando finalizar a faculdade? Respondi aproximadamente 90 perguntas sobre minha vida durante 3 meses…

A minha grande evolução…

Logo no início, isso foi tão poderoso porque todas as pessoas já existiam em minha mente, eu não precisava memorizar, porque era a minha vida, o meu pensamento… Com isso eu consegui internalizar as palavras com mais facilidade. E quando me dei conta, eu já conseguia falar inglês rapidamente como uma metralhadora.

Então, eu batizei o nome deste método de “Prática Itself” que inclusive hoje ele é o método principal do meu curso que já tenha levado milhares de pessoas à fluência no inglês.

Se você quer aprender inglês como eu em apenas 12 meses do zero até a fluência, clique aqui

Continuando, durante este período também eu ouvia muitos textos e diálogos em inglês. E só depois de todo estes acontecimentos eu comecei a estudar gramática na língua inglesa. Este processo me ajudou a se tornar fluente em inglês e ser reconhecido.

Agora eu vou responder a tão sonhada pergunta, Como aprender inglês sozinho? Vamos lá!

Como aprender Inglês Sozinho?

textos em ingles checklist-

1)      Estude Frases em inglês.

Estudar frases em inglês indispensável para obter a fluência. Já pensou se você conhecesse as 1000 frases em inglês mais usadas? Então, tenha uma boa notícia para você! Você pode estuda-las gratuitamente neste link! Veja o link.

2) – Estude conversações com áudios.

Estudar conversação te ajuda muito no aprendizado da compreensão, isso porque você verá na prática como utilizar as frases estudadas no momento de uma conversa entre nativos. Isso é imprescindível para você construir sua habilidade do Listening. E fica tranquilo também, pois aqui está o link das 100 conversações. Para você estudar!

3) – Estude textos em inglês com áudios.

Um outro aliado é estudar textos em inglês também vai te ajuda muito no aprendizado da compreensão e o que é melhor, na pronúncia! Isso porque os textos carregam histórias e é fico em vocábulos e estruturas das palavras. O que é ideal para assimilar e treinar a leitura na língua inglesa. E veja só, aqui também tem a lista dos 200 textos mais usados no inglês.

4) – Aprenda estruturas das palavras.

Após treinar o Listening diversas vezes e quando já estiver entendendo cerca de 70% de tudo no inglês, aí sim! Aí simmm. você já poderá estudar a gramática na língua inglesa. Neste site, eu fiz um esboço geral da gramática da língua inglesa com exemplos, será muito útil pra você, confira. Gramática 1 e Gramática 2. Nestes artigos não fala de regras e sim exemplos, no que vai facilitar muito seus estudos, ok?

5) – Aplique as palavras para sua realidade.

E depois que você passar por esses pontos, você vai observar que a sua compreensão no inglês estará “okay”, vai conseguir se comunicar nos assuntos essenciais do idioma. Mas ainda assim terá um pouco de dificuldade em criar e formular frases. Então, é neste momento que você precisa aplicar o que aprendeu para sua realidade. Você pode fazer isso e pular esta parte chata do idioma, no Curso Fechado 7.0 através do método da prática itself. Saiba mais.

6) – Não estude palavras individuais.

Eu sei que você vai querer baixar uma lista dos verbos mais usados, ou adjetivos… mas não caia na tentação. Não estude palavras soltas, palavras soltas são (Verbos, Advérbios, adjetivos e preposições) portanto, não as estude isoladamente. Sempre treine o Listening ou o Reading através de frases e expressões, para você notar o contexto e significado de cada palavra.

7) – Como praticar seu inglês? Como conversar em inglês?

Agora vem aquela dica matadora! Após, estudar inglês e aprender todos os pontos, como praticar meu inglês? Eu preciso sair para fora do país? Preciso fazer intercâmbio? Não tenho com quem praticar, meu Deusss!!!! Calma criatura de Deus. Existem vários aplicativos que podem te ajudar nesta caminhada, um deles que usei bastante foi o Wakie Talk, procura no Google play ou Apple Store. Tchau de nada! rsrsr…

8) – Como ter motivação para aprender inglês?!

Bom, de vez em sempre, você vai querer desistir, parar, achar que o inglês não é para você, isso é normal. Mas nunca desista. Sim, NUNCA DESISTAAAAAA! Por mais cansativo que esteja, por mais difícil que for, não desista. Se você desistir vai ser pior. Cada semana sem estudar, é 20% que você perde de tudo que aprendeu. Por isso, sempre que precisa desistir assista meus vídeos abaixo falando inglês para você se inspirar.

Ah! Se quiser, aprender comigo, passo a passo e evitar os erros que cometi ao aprender inglês sozinho, clique neste link e saiba mais.  

Então é isso! Espero que tenha gostado, não esqueça de me seguir no instagram: @JacksonRogerOficial. Fui!

Falando em inglês com nativo Peter 2021

Entrevistando meu aluno em inglês – 2018

Motivação para estudar inglês -2019

Falando em inglês com o nativo John – 2016

Como criar frases em inglês?

50 frases mais usadas na língua inglesa.

Regards, Jackson Roger. Cuiabá 20/10/2021

Curso Jackson Roger

4 Comentários

  1. Olha meu amigo…..quero te.dar os parabéns pelo seu artigo….esterei começando a utilizar seu material…..sei q não será fácil…..mas.como vc expôs as questões torna se muito estimulante o desejo de querer aprender……parabens mais uma vez..

  2. Adorei o artigo! Finalmente tirei minhas dúvidas sobre como aprender inglês sozinho. Fiquei durante dias pesquisando a mesma coisa. Obrigada mesmo por este projeto incrível!
    Tchauzinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo