Como Estudar Inglês Para Concurso
Como estudar inglês para concurso?
Muitos concursos são lançados por ano e a maioria das provas cobra matemática, português, administração, porém alguns concursos cobram disciplinas como o inglês, e por vários concurseiros não darem a devida atenção a matéria, acabam por perder uma vaga que poderia estar garantida.
10 dicas que lhe ajudarão a conquistar a sua tão sonhada vaga no concurso público que você almeja.
1- Cada prova exige uma habilidade específica em relação ao inglês, as principais habilidades exigidas serão a de ler e entender, ou seja, interpretar o texto, e assim poder marcar sem medo a resposta correta.
Existem técnicas de leitura, como Skimming e Scanning.
Skimming – é uma rápida leitura do texto que consistem uma noção geral do assunto. Método onde o leitor passa os olhos sobre o texto com a finalidade de entender o pensamento principal do autor e ter uma noção total do assunto.
Scanning – é a ação de voltar os olhos para o texto scanneando-o rapidamente, mas você deve saber o que está procurando, seja um nome, uma data, um fato ocorrido. Em geral uma seqüência de palavras semelhante com a questão enunciada. Quando achar o que está procurando leia toda a sentença e a sublinhe.
Elas te ajudarão a ler o texto de forma mais rápida, para que não perca muito tempo lendo uma questão.
2- Conheça a banca examinadora, cada uma tem seu próprio estilo.
Muitas vezes as bancas apresentam uma forma diferente de avaliação, algumas são múltipla escolha, outras dissertativas e até certo e errado. Analise sempre as bancas do concurso que você está interessado.
Se tiver dúvidas consulte o edital, ele pode ser longo, mas terá as especificações de tudo que cairá na prova, conheça as exigências do mesmo;
Não estude o que não vai cair na prova, se cai interpretação não precisa estudar pronúncia. Não vá perder tempo estudando o que não é necessário se dedicar, afunile os seus estudos, defina o que realmente será preciso estudar ou não.
3- Pratique a sua escrita, caso a prova exigir redação ou pequenos textos.
Tenha sempre um bloco de notas do lado para escrever, você não quer errar algo por simplesmente não saber escrever o que já tem conhecimento sobre, seria muito frustrante. O estudo da interpretação de texto será imprescindível para a escrita. Alem de ajudar a aumentar seu vocabulário que é algo muito importante também. Tente escrever um texto com temas de algo que lhe interesse seja carros, computadores, moda, animais, ou qualquer que seja o seu interesse. Lembrando que a escrita te ajudará muito na habilidade de leitura e interpretação de texto em inglês.
4- A prática da interpretação de texto te levará até outro assunto que parece um pouco complicado, e este é a gramática.
Apesar do que dizem a gramática da língua inglesa não é tão complicada assim, existem diversas similaridades entre o que aprendemos com a nossa língua mãe e o inglês. Existem artigos, pronomes pessoais, tempos verbais entre outros assuntos. O interessante é que se você parar para pensar, vai notar que o inglês é muito mais fácil que o português.
5- Estude o inglês especifico sobre o assunto do concurso.
Se você fará um concurso de direito, não estude inglês para computação, estude sobre leis e processos judiciários. Pegue vários textos em inglês voltados para o concurso que você está fazendo. Isso fará você aprender a linguagem técnica especifica do concurso. Estude o inglês especifico da prova assim você irá garantir sua aprovação na mesma.
6- Tenha atenção com possíveis pegadinhas, ou falsos cognatos.
Nem sempre o que parece é. Por isso foque nesse assunto para não errar por besteira.
Exemplos de falsos cognatos:
- Abstract – resumo
- Actual – real, verdadeiro
- Actually – na verdade, o fato é que…
- Mayor – Prefeito
- Ultimately – Finalmente
- Realize – Dar-se conta
7- Assim como existem os falsos cognatos, existem também os verdadeiros.
Estes são palavras que você conseguirá identificar no texto, pois parecem com a sua tradução no português.
- Implications – Implicações.
- Continues – Continua
- Seriously – Seriamente
- Theories – Teorias
- Frequent – Frequente
8- Procure as provas anteriores do concurso que você está interessado.
Por mais que não sejam as mesmas provas, as bancas costumam fazer conteúdos parecidos de uma prova para a outra. Por isso é muito importante resolver questões de concurso, resolva muitas questões e refaça até você entender e acertar todas.
9- Leia primeiro as questões.
Pois ao fazer isso ficara mais fácil de encontrar o que se pede. E quando começar a ler o texto, procure por palavras que foram referidas na pergunta.
10 – Fique atento nas palavras.
Because: porque, but: mas, if/whether: se, Best: o melhor, worst: o pior, the most: o mais, nomes de cidades, estados, países, lugares, pessoas, datas no enunciado. Boa parte das questões você conseguira identificar se a questão esta correta ou incorreta através dessas palavras.