Quando usar Do e Are para perguntar?

4901

Devido as várias solicitações dos alunos  a respeito deste tema eu resolvi explicar  de  maneira simples e rápida para sanar esta dúvida dos iniciantes da língua Inglesa, sem aprofundar na gramática, até porque não curto também! Quando começamos a estudar inglês surgem várias dúvidas e uma delas é justamente essa. quando suar o Do e Are para  perguntar em Inglês. Isso porque as vezes vemos algumas frases iniciando com DO e as vezes com ARE por isso gera esta dúvida, mas antes de iniciarmos o assunto vamos explicar os dois verbos.
Para quem não sabe o ARE é uma das modalidades do famoso verbo “To Be”. O Verbo “BE” é irregular por isso ele possui varias formas diferentes. São as formas do verbo  BE = Ser/Estar, estamos falando na forma simples, ou seja, falando no presente: Veja os respectivos pronomes:

AM = é usado para I
Are = é usado para You, WE e They
IS = é usado para She, He e It

Então sempre que formos perguntar algo que a pessoa está fazendo, ou seja, realizando, praticando a ação… Usaremos o verbo “To BE”/are/am/is
Ex: Am I studying? (Estou estudando?) Note que estou fazendo algo.
Ex: Are you working? (você está trabalhando?)

Quando formos dizer algo como adjetivo de sentimento sobre alguma coisa ou pessoas, também usamos are. (o vebo ser/estar serve justamente para isso para dar ligação ao estado da pessoa. Não ficaria estranho este termo: Você feliz…. Ficaria… portanto você ESTÁ feliz, falta o esta para complementar, logo o verbo TO BE faz o mesmo papael)
Ex: Are you happy? (Você está feliz?)
Ex: Is he running? (Ele está correndo?)

é bem simples… No Inglês devemos mudar a frase para perguntar, porque o idioma é assim. Então devemos aceitar. Já no Português isso não muda. Basta mudarmos a entonação da frase que sabemos se a pessoa está perguntando ou falando… As vezes quando falamos algo em português ficamos confusos. A pessoa diz alguma coisa e a gente afirma em saber. E a pessoa diz: “Estou perguntando….” não é? Então isso em inglês não ocorre por conta da frase que muda, olha que legal!
Sempre que formos perguntar algo em Inglês  devemos colocar o Verbo na primeira posição.

Ex: I’m studying… Estou estudando
Ex: Am I studying? Estou estudando?
Viu que simples?
Isso serve pra ARE, IS e AM…

Agora vamos falar do DO/Fazer, verbo auxiliar,  que possui também outra variavel que é DOES:
Do = I, YOU, WE e THEY
DOES = SHE, HE e IT

Quando formos perguntar algo que a pessoa “faz” usaremos o DO.
Ex: Do you Work? Você trabalha?
EX: Do you like? Você gosta?
Ex: Does she study?

Note que o sujeito não está praticando a ação. Por isso usamos o DO.

Este post foi apenas para você ter uma base, porque estudar inglês por regras não é a melhor opção. Veja o artigo:

Como aprender Inglês Sozinho?

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here