Como organizar seu estudo de idiomas?

1211

Como organizar seu estudo de idiomas? Vamos supor que você já está decido a aprender Inglês “de uma vez por todas”. Estipulou como meta a “Fluência” e que agora nem a “baladinha” com amigos vai te parar (Risos), brincadeiras a parte, vamos lá! Você está animado, mas o seu vilão é a “organização de estudo”. Isso ocorre porque estamos atarefados e cheios de obstáculos diariamente, seja por trabalho da faculdade, serviço, correria do dia a dia, enfim, uma série de coisas. E logo vem a pergunta, poxa! Não tenho tempo, como eu posso organizar meu estudo? Neste artigo, te mostrarei uma das formas de organização de estudo de idiomas (Inglês).

Antes de tudo, você tem que dar prioridade ao seu idioma, que em nosso caso será o “Inglês”, pois se você deixar o estudo do “Inglês” por segundo plano, você não conseguirá resultados satisfatórios em curto prazo. Dar prioridade é o primeiro passo.

Disponibilidade de tempo. Essa é sem dúvida uma das coisas que causam impacto no aprendizado de línguas, pois quase sempre ninguém tem tempo para estudar. Mas essas pessoas geralmente encontram tempo para entrar no Facebook , mexer no Whatsapp, é incrível isso, só não encontram tempo para estudar idiomas. Talvez eu esteja exagerando, mas geralmente é isso que acontece. Vamos supor que você não encaixa nessa estatística dos “Enrolados”. Okay? Vamos propor que você tenha uma (1) hora disponível todos os dias, e que é o mínimo que um cidadão Brasileiro tem que ter (Risos), Não é mesmo?! E neste intervalo de (1) uma hora, você está livre, seja depois do almoço, janta, café da manhã, enfim, independente da parte do dia, eu sei você tem. 😛 E neste momento você estuda, mas você está estudando de maneira organizada?

Se você for estudar “textos em inglês”, por exemplo; nem tente estudar vários textos ao mesmo tempo, principalmente se você for iniciante. Por que o processo de aprendizagem é o mesmo de armazenagem de informação, você num determinado espaço de tempo será incapaz de absorver tanta informação, mas você será capaz, de absorver alguma informação, então porque não estudar uma informação curta (texto) em um curto período de tempo?

Não tente estudar 10 textos em Inglês em uma (1) hora. Estude com precisão. Tente entender o que cada palavra quer dizer na sentença e isso não se faz em uma hora, isso demanda tempo. Não adianta você estudar um “monte” de coisas num só dia, pois no outro dia você provavelmente vai ter esquecido tudo e mais um pouco. Tenta repetir o processo (texto) varias e varias vezes nesta uma (1) hora de estudo (o mesmo texto, se for uma hora, no máximo 3 texto), isso será eficiente em seu processo de aprendizagem e armazenará por maior tempo a informação em seu cérebro.

Estudar pouca coisa em pouco tempo, pode ser tanto eficiente do que você achar que está aprendendo muito em pouco tempo.

Mas se você tiver tempo, estude sempre, nunca pare, porém não vá extrapolar os limites, estudo de acordo, não queira estudar 50 textos num dia, isso não vai ficar armazenado por muito tempo em seu cérebro.

Quando você notar que o assunto estudado está ótimo (já pode ouvir os áudios sem tradução, transcrição, fala etc.) Logo, você já estará apto para avançar de aula, texto ou conteúdo. Um forte abraço.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here